google.com, pub-9406155428626038, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Como encontrar o trabalho da sua vida

Updated: May 13, 2023

Nota ⭐⭐🌟

Eu tinha grandes expectativas para ler este livro e confesso que não era exatamente o que eu esperava. Talvez eu esperasse uma resposta pronta ou uma fórmula para finalmente encontrar o emprego dos meus sonhos que fosse satisfatório e gratificante, mas uma resposta como essa não é tão simples.


O escritor, Roman, relatou no livro várias maneiras que muitas pessoas acabaram encontrando um emprego gratificante, pessoas que tiveram experiências muito gratificantes na vida e por outros fatores acabaram desistindo e se tornando “normais”, outras que seguiram o fluxo da carreira mais comum e decidiram que não valia a pena continuar, mas o fato é que todos tiveram experiências e resolveram tentar mesmo com dúvidas e medo.


Ela comenta que antes dessa geração que exagera nas opções de carreira, as pessoas seguiam o ofício da família, como padeiro, sapateiro, pedreiro, e poucos saíam da curva. Isso não tornou penosa a escolha do que seguir no futuro, muito pelo contrário, você já sabia o que esperar assim que entendeu um pouco da vida.


Hoje as opções são quase infinitas, tornando a escolha de uma única coisa muito sufocante, fazendo você pensar constantemente, essa é mesmo a profissão da minha vida? E talvez não, o mercado de trabalho mudou drasticamente ao longo das décadas e hoje se fala que uma pessoa pode ter de 2 a 4 profissões durante a vida e isso se não forem todas ao mesmo tempo.


Roman também fala algo interessante que me deixou reflexiva, o fato de querermos sempre que o trabalho seja algo que nos arde nas veias e nos deixa eufóricos, com vontade de realização o tempo todo. E acontece que mesmo em um trabalho onde as pessoas amam muito há sempre aquele detalhe chato com o qual elas têm que lidar. Apesar de muitos falarem que quando se trabalha com o que se ama não é trabalho, tenho que discordar um pouco.


Continuo nessa busca e tenho um histórico intenso de pesquisa de profissões, desde as mais comuns como arquitetura até as mais inusitadas como escritora de biscoitos da sorte e estranhas como traficante profissional que literalmente empurra as pessoas para o metrô no Japão porque elas estão sempre completo. demais. Comente este post se quiser um artigo sobre as profissões mais estranhas que já encontrei.


Talvez tenhamos que procurar até encontrar ou parar quando estivermos satisfeitos, afinal as opções são tantas que provavelmente estaríamos ainda mais perdidos. O livro fala sobre começar e pensar depois e acredito que coloquei esse conceito em prática com o blog porque pensei e planejei por mais de um ano sobre isso. Claro, poucas pessoas podem simplesmente ir até o chefe e pedir demissão.


Essa tarefa não é tão simples quanto na teoria, seria incrível demais ter esse poder, você não acha? Muitas pessoas, por exemplo, são os únicos provedores da família e isso não garante muito além do básico para sobreviver. Não é que eu acredite que todos em profissões comuns e trabalhadoras são infelizes, as pessoas têm objetivos muito pessoais e valores de realização, não é sobre essa pessoa, é sobre aquele que acorda todas as manhãs desejando não poder sair da cama e querendo sair assim que chegar no trabalho, desejando que a sexta-feira seja um pouco feliz.


Essas pessoas estão morrendo de sede de liberdade, de tempo, de lugar, de liberdade de vida e não estão erradas e nem certas, são assim por natureza. Exatamente por isso que comecei o blog depois de anos, pela liberdade em vários sentidos. E não pense que são só maravilhas, tudo tem seus bônus e bônus. Conversei com algumas pessoas e também assisti alguns vídeos sobre essa questão de muitas profissões e o debate é muito grande, digno até de um podcast e não vou conseguir colocar tudo aqui.


Mas o ponto principal é que alguns acreditam que aqueles que têm muitas ocupações, especialmente aqueles que estão ocupados ao mesmo tempo, não são bons no que fazem. Tudo bem, mas e se essas pessoas não quiserem excelência, mas realização? Outros acreditam que essas pessoas são capazes de resolver mais imprevistos e se adaptar melhor às circunstâncias. Ainda não me decidi, mas são bons argumentos, não acha?


Meu maior aprendizado com essa leitura foi entender que posso testar, sabe, como uma receita de bolo até chegar no ponto do que realmente faz sentido para a vida de cada um, sem julgamentos ou caixas que possam diminuir os múltiplos talentos que todos nós temos . Super recomendo esse livro, traz ótimas reflexões sobre realização profissional e prazer e tudo de uma forma muito leve e honesta.


Beijim 💋

Tags:

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Newsletter

Monthly content

Thanks for subscribing!

Category

Tags

News

Files

bottom of page