google.com, pub-9406155428626038, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Quem Mexeu no Meu Queijo

Quem Mexeu no Meu Queijo, um livro de Spencer Johnson. Nota ⭐⭐⭐⭐⭐


O livro se utiliza de uma fábula para transmitir uma incrível mensagem de mudança, adaptação e como lidar com as incertezas da vida. A história gira em torno de quatro personagens, os dois homenzinhos: Hem, Haw e dois ratos Sniff e Scurry.

Todos vivem em um labirinto na busca constante do símbolo de sucesso e felicidade, encontrar o melhor queijo do labirinto. Ao longo da jornada individual e coletiva dos personagens aprendemos grandes lições, nas quais irie falar neste post.

  • Adapte-se rapidamente às mudanças: Dois dos personagens, Hem e Haw, se recusam, inicialmente, a aceitar a mudança no ambiente ao continuarem buscando queijo no mesmo lugar. Onde claramente eles não encontrariam mais. Aqui aprendemos que resistir à mudança pode prejudicar toda uma trajetória em nossa vida. É essencial, principalmente nos dias atuais, estar aberto e disposto a se adaptar às mudanças que ocorrem no meio profissional, empresarial, na tecnologia, circunstâncias da nossa vida.


  • Monitore as mudanças: Os personagens Sniff e Scurry foram extremamente ágeis em perceber a mudança no ambiente e começaram a procurar novas alternativas imediatamente. Isso destaca o quanto devemos ter o olhar atento às mudanças que estão acontecendo e se preparar para agir diante delas.


  • Aceite a realidade e siga em frente: Haw supera o seu medo e decide ir em busca de novas opções de queijo em outros corredores. Mesmo com medo ele sabia que continuar no mesmo lugar não mudaria absolutamente nada na sua situação e assim ele entendeu que enfrentar a realidade é crucial para alcançar um novo sucesso. Na vida é importante aceitar que situações mudam e que é preciso agir para encontrar novas soluções.


  • Não fique preso ao passado: Hem segue inflexível quanto a buscar novas opções de queijo e se torna prisioneiro da nostalgia. Apesar de ruim, ele segue na ilusão de uma falsa esperança de que as coisas possam voltar a ser como antes. Destaco que o apego ao que já vivemos nos impede de continuar crescendo, evoluindo e encontrar uma nova maneira para se adaptar. Se você tem um negócio é essencial abandonar métodos ultrapassados e adotar abordagens mais modernas.


  • Seja proativo na busca por soluções: Haw decidiu ir rumo ao desconhecido pelos corredores em busca do melhor queijo daquele labirinto. Nos mostrando a importância de sermos proativos na busca de novas opções e não apenas ficarmos esperando que o melhor queijo caia do céu. Busque constantemente oportunidades de inovação, melhoria e aperfeiçoamento.


  • Aproveite as conquistas, mas esteja preparado para novas mudanças: Haw finalmente encontrou um corredor com um suprimento de queijo que ele nunca tinha visto antes, mas com o novo aprendizado ele reconhece que pode existir uma nova fase de mudança e começa a monitorar o estoque regularmente. Comemore as conquistas, mas esteja ciente e preparado para de adaptar à novos desafios, porque eles virão.


  • Aja com coragem e enfrente os medos: Haw enfrentou seus medos, inseguranças e incertezas em sua jornada. Mesmo assim ele foi, ressaltando a importância de agir com coragem e determinação, mesmo diante de incertezas e riscos. Tome decisões ousadas e corra riscos calculados, isso pode te levar a resultados positivos.


  • A mudança é constante: a história enfatiza que uma constante na vida é a mudança. Por isso é imprescindível desenvolver uma mentalidade flexível e adaptável para lidar com diferentes situações que surgem ao longo do tempo.


Todas essas lições que podem ser aplicadas tanto em nossa vida quanto nos negócios são realmente grandes aprendizados para levar em nossa bagagem de desenvolvimento. Porque, segundo minha irmã Emily, podemos agir como cada personagem em situações diferentes ou podemos passar por cada um dos estágios de aprendizagem ao longo da vida.


A narrativa aborda a importância da adaptação, da coragem diante de mudanças e de como superar obstáculos que surgem ao longo da nossa jornada pessoal e profissional. Spencer nos inspira a abraçar a mudança como algo positivo e favorável para o nosso crescimento. Enfrentar nossos medos e buscar oportunidades em ambientes em constante transformação.


Me diz aqui nos comentário qual é a sua nota para essa obra incrível, se você já teve a sorte de ler esse livro e como você vai agir diante das mudanças em sua vida à partir dos aprendizados abordados aqui. Espero que tenha gostando da resenha.


Se você quiser comprar o livro pode usar um dos meus links direto pra Amazon logo abaixo:


Beijim 💋

Tags:

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Newsletter

Monthly content

Thanks for subscribing!

Category

Tags

News

Files

bottom of page